Bem-vindo, visitante! [ Registar-se | Fazer Loginrss

Cuidar dos Idosos

| O idoso | 24 de Março de 2011




Cuidado emocional do idoso

Saber cuidar dos Idosos é um algo fundamental nas sociedades de hoje. Para todos nós, a velhice é a última etapa da vida humana, onde um ser humano se transforma numa pessoa física e emocionalmente frágil. Este é o momento em que o idoso precisa de muitos cuidados. Vamos falar do cuidado emocional do idoso, uma vez que um bom cuidado pode fazer feliz o idoso, a partir do interior. Se partilharmos a sua solidão e os seus medos, se simpatizarmos com ele, só isso, vale a pena!.

 

Cuidado emocional do idoso

Como cuidar emocionalmente do idoso

  • Mostrar um cuidado extra

Se tirar um pequeno momento do nosso dia para mostrarmos pequenos gestos de carinho para com os idosos que nos rodeiam, isso vai fazer uma enorme diferença.

  • Empatia

Mostrar compaixão para com os nossos idosos, isso irá animá-los. Devemos tentarmos compreender o seu dilema e as situações que os preocupam. Ignorar as suas preocupações, definitivamente, não é o caminho certo.

  • Ouvir

idoso precisa de alguém para falar. Esta é a oportunidade para ele se libertar das preocupações, de preencher o seu tempo e a sua oportunidade de aprender das inúmeras experiências e sabedoria que o idoso adquiriu ao longo da vida. Basta prestar atenção ao que ele tem a dizer, em vez de o ignorar.

  • Ações

Para mostrar aos idosos que estamos em sintonia com eles, podemos compartilhar a nossa experiência com outras pessoas mais velhas. Estas acções irão fazê-los perceber que não estão sozinhos. Há outras pessoas com os mesmos problemas e pode haver uma solução.

  • Envolva-se com os idosos

É sempre saudável fazer algum tipo de atividade com os idosos, actividade essa que lhes interesse e os estimule. Vai ser uma experiência agradável para estes idosos, e para nós.

  • Paciência

Devido à doença e velhice, os idosos tendem a ser uma bocadinho irritáveis ​​e teimosos. Se formos um pouco pacientes com eles e não adoptarmos um comportamento rude, será mais fácil lidar com o idoso e coviver com ele.

Cuidar dos idosos deve ser feito com tranquilidade e carinho, eles representam o nosso passado e podem partilhar connosco muitas coisas que nos ajudarão no futuro.


<