Bem-vindo, visitante! [ Registar-se | Fazer Loginrss

Planear o futuro

| Informações gerais | 18 de Fevereiro de 2011




Planeamento Financeiro de Longo Prazo

A importância do planear o futuro, não pode ser subestimada. Nunca é demasiado cedo para começar a fazer o planeamento finaceiro de longo prazo, ou seja  preparar a sua  própria provisão para futuros cuidados, ou para um ente querido. A questão é que quanto mais cedo planear, ou se o fizer com antecedência, o mais provável é conseguir ter recursos, tanto financeiramente, quanto de informação, para poder tomar as decisões correctas.

A necessidae de ir para um Lar de Idosos, para uma Casa de Repouso, de necessitar de Apoio Domiciliário, de cuidados de saúde, ou algo similar, não é algo de que as pessoas gostem de falar, pois ninguém quer pensar na ideia de precisar de cuidados a longo prazo e o financiamento de tais cuidados. Mas, esta discussão é muito importante e terá de ser feita mais cedo ou mais tarde. Um bom planeamento financeiro poderá implicar uma melhor velhice e  reduzir o stress quando for necessário tomar decisões.

Planeamento Financeiro de Longo Prazo

Investimentos e Poupanças

Ao longo da sua vida adulta, as oportunidades vão surgindo, ora para investir, ora para poupar dinheiro. Dependendo do seu estilo de vida e do seu rendimento, deve poder ser capaz de poupar regularmente, mesmo que pouco. Mas, independentemente da sua situação financeira e da quantidade da poupança, é importante que faça as escolhas correctas para a sua situação.

O planeamento de um investimento adequado e de um regime de poupança, é importante para todas as pessoas empregadas, mas também para os próprios empresários, pois estes são menos propensos a ter uma política adequada de pensões. Numa pesquisa recente, revelou-se que menos de 25% dos donos de empresas fez poupanças regulares, enquanto que cerca de 60% dos seus funcionários fizeram.

Ao fazer uma poupança regular, é importante combinar estratégias com diferentes tipos de contas de poupança. Umas poupanças regulares menores, que possam ser retiradas a qualquer momento e outras que oferecem um plano menos flexível, mas retornos maiores.

Um Planeamento Financeiro de Longo Prazo pode pode ser apenas uma conta genérica que se destina a todos os tipos de poupança. Esta podem incluir diferentes planos e investimento. Quando se trata de poupar e planear o futuro, a coisa mais importante é que faça alguma coisa, seja ela qual for, para garantir o seu futuro, tanto financeiramente como emocionalmente.


<